Chega pra somar e a hora certa.


Photobucket
Photobucket

sábado, 27 de agosto de 2011

DOIS POETAS, DOIS ESTÊIOS PRA CULTURA NORDESTINA E AINDA UMA SAUDADE QUE FICA DE UM HOMEM QUE PARTE.POETA MIGUEL PEIXOTO


A IMAGEM ABAIXO É DO PILOTO DA NAVE DA POESIA.POETA MIGUEL PEIXOTO QUE VÔOU PRO CÉU. DEIXANDO UMA SAUDADE IMENSA E UMA LACUNA DÍFICIL DE SER PREENCHIDA.




ATENÇÃO: APÓS LEITURA DO TEXTO ABAIXO CLIQUE NAS IMAGENS ACIMA E VEJA AMPLIADAS

Mês de agosto, um mês super festivo aniversário de grandes defensores da nossa nordestinidade através de suas ações em prol da poesia da boa música. Néo Sampaio um poeta "Patativano" aquele que admira Patativa do Assaré e propaga sua poesia social cabôcla, autor de uma canção que exalta Antonio Gonçalves da Silva, nosso Patativa do Assaré, outro trabalho é uma composição chamada: A FORÇA DO FORRÓ, uma exaltação a Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro dentre tantos outros sempre em parceria com Gilton Della Cella.de quem sou parceiro na música A PANCADA DA VIOLA vice campeã do festival de música da FM universitária da UFC.
Néo é este gigante em se tratando de preservar nossa cultura e promovê-la insessantemente. Neste seu aniverário escrevi e coloquei neste encarte sob o titulo: ESSÊNCIA NORDESTINA, um soneto simples, simples como sou, porém uma forma de manifestar minha amizade e admiração a este grande homem, grande Pai e amigo aniversariante do dia 26 de agosto e que foi merecidamente comemorado.
Dia 25 é dia de festejarmos. POETA ORLANDO QUEIROZ, um quixadaense que divide sua vida entre a correria de sua condição de economiário na caixa econômica federal, a família e a condução da presidência do CLUBE DA VIOLA entidade sem formalidades, regras de estatutos e regimento, um clube onde para que você ganhe a condição de sócio é: gostar de poesia, de repente e viola pedir sua inscrição e pronto está associado uma foto 3x4 nome filiação sem nenhum pagamento de taxa.
O filho querido de Seu Pío e Dona Leidinha. Orlando Queiroz "O Mininurréi" nascido lá na fazenda Alto da Pedra, distrito de Califórnia nos sertões de Quixadá, nasceu para amar a poesia, um profundo conhecedor da didática das modalidades de Cantoria,um construtor de motes fantástico,identifica metrificação como ninguém, um poeta de bancada iluminado e competente que através dos seus conhecimentos escreve dentro de tudo que manda o figurino da poesia de qualidade.
Responsável através do Clube da Viola pelo Projeto "QUINTA COM VERSO E VIOLA" da chegada da cantoria ao Teatro, numa parceria com o SESC, a última quinta feira de cada mês as 20 horas o Teatro Meliano Queiroz do Sesc Fortaleza é palco para encontro da viola e do repente, sempre uma grande dupla de poetas repentistas sobe ao palco como já acontece ha mais de quatro anos.
Neste aniversário de Orlando tentei expressar em um soneto o qual encartei em alguns registros fotográficos de momentos de sua luta em prol da Viola sob o titulo de " A FORÇA DO REPENTE " traduzo meu sentimento e minha admiração a amizade desse grande Amigo Irmão, como forma de dizer muito obrigado por tudo que ele faz pela cultura,obrigado pelo prefácio de nosso livro Minha Nordestinidade Abraçando a Poesia.No momento em que escrevia este texto, tomei conhecimento através do Programa Canta Brasil da Rádio cidade Am 860 pelo Poeta Zé Maria de Fortaleza,que: a aussência de Orlando na Co-Apresentação do Programa ocorrera por conta de um fato triste acontecido em Quixadá, um susto e uma dor tomou conta do meu coração.Mataram Poeta Miguel Peixoto, apartir desse instante fiquei imaginando o prejuizo que nossa arte do repente sofrera e mais ainda imaginando a dor que deveria estar sentindo Orlando Queiroz, amigo irmão tipo unha e carne, alma gêmea de Miguel Peixoto, tive pouco contato com este homem exaltado por todos os cantadores e pelo muito de referências feitas por Orlando a ele era como seu eu o conhecesse bastante e tivesse tido com ele grande convivência. Na partida de Seu Pío ele esteve lado a lado com Orlando em todos os instantes e aquela amizade ficou armazenada na minha retina, na minha memória e em meu coração como também em momentos festivos em que ele Miguel Peixoto vinha prestigiar o irmão amigo e amigo irmão Orlando no Teatro e em outros locais.
Registro pois, aqui minha dor como gostaria o Poeta: Em Poesia.

NAVE DO REPENTE

A POESIA,AGORA SE ENTRISTECEU
A VIOLA, HOJE ESTÁ EMUDECIDA
POIS UM FATO TRISTE ACONTECEU
E MUITO ENLUTOU A NOSSA VIDA.

APOLOGISTA NA ARTE DA CANTORIA
E DELA, O GRANDE CONHECEDOR
O HOMEM QUE EXPRESSAVA ALEGRIA
EXTERNANDO À POESIA O SEU AMOR

DA NAVE DO REPENTE FOI PILOTO
HOJE VÔOU, PARA O CÉU MIGUEL PEIXOTO
NA SUA BAGAGEM, SÓ SINCERA AMIZADE.

OS POETAS EM QUIXADÁ ESTÃO CHORANDO
NO SOLUÇO DOS ACORDES VÃO RIMANDO
ESSA DOR: SINÔNÍMIA DE SAUDADE.
( Pedro Sampaio )

Esteja em paz e na paz do Senhor Jesus.POETA MIGUEL PEIXOTO. E que neste mesmo Jesus e em sua palavra sua família, seus amigos, encontre segurança para suportar a dor de uma partida inesperada.

Homenagem as mulheres. 8 de Março - Meu carinho, respeito e admiração a todas as mulhers

Para assistir o vídeo, Clik na imagem do vídeo e se encante com o poema 8 de Março. Poema esse, que é parte integrante do livro " A MINHA NOSDESTINIDADE ABRAÇANDO A POESIA' de minha autoria que em breve será lançado.

Justa homenagem Patativa do Assaré

Para assistir o vídeo . Clik na imagem do vídeo.

Confira Zé Carijó em dois momentos.

é só clikar no play.Radinho 01. Sebastiana - Radinho 2. Pode me levar pra casa ==================================
===================================
 
====================================

Na voz do Cantor e Compositor baiano GILTON DELLA CELLA

 Pedro Sampaio - PERFEITO ATO DE AMOR
=================================================  Pedro Sampaio - SONETO A VIRGEM DE FÁTIMA

Quero um mundo de bem e paz.

Photobucket

Faça sua pesquisa aqui