Chega pra somar e a hora certa.


Photobucket
Photobucket

domingo, 25 de março de 2012

UM MOMENTO ESPECIAL...O POPULAR E O ERUDITO UNIDOS NO BRILHO DE UMA ORQUESTRA FENOMENAL





Quero dividir com você esta alegria que estou sentindo por ter recebido de Deus este presente em forma de oportunidade da Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho, através do seu novo Maestro Arthur Barbosa, que teve a idéia de regionalizar o espetáculo " AS QUATRO ESTAÇÕES" do gênio Vivaldi, onde criou-se uma versão nordestinada dos sonetos originais que antecedem cada uma das estações. Meu nome fui contactado para a missão de tentar escrevê-los, Deus me deu a inspiração e ao sair o resultado os sonetos foram aprovados para este momento de estréia do Grande maestro Arthur Barbosa com participação especial de Fernando Cordella e Emanuel Baldini. Sua presença será pra mim motivo de muita alegria. Confira abaixo o texto de divulgação produzido pelo assessor de imprensa da ORCEC Jornalista Roberto César, a quem tenho uma grande divida de gratidão por seu incentivo e força ao nosso trabalho. conto com sua presença!!.

=============================================================================================
Arthur Barbosa estreia na regência da Orcec com “As Quatro Estações” de Vivaldi

Concerto Solidário de março traz ainda, como solista convidado, o violinista Emmanuele Baldini, spalla da Orquestra Sinfônica de São Paulo, além da poesia regionalista de Pedro Sampaio e do cravo de Fernando Cordella

Toda grande ocasião merece dedicada atenção e especial programação. Março de 2012 marca o início de uma promissora parceria no âmbito do desenvolvimento da música de concerto no Ceará. Inicia seu trabalho como regente da Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho (Orcec) o maestro Arthur Barbosa. E o apogeu deste momento já tem data, hora e local marcados, quinta-feira, dia 29, às 19h, no Palco Principal do Theatro José de Alencar, em concerto aberto ao público.

O programa do Concerto Solidário apresenta, como obra principal, “As Quatro Estações”, do compositor italiano Antonio Vivaldi. A peça é composta por quatro concertos para violino e orquestra, dedicados cada um a uma estação (Primavera, Verão, Outono e Inverno), sendo uma das mais conhecidas da música de concerto em seu período barroco. Para a abertura, outra peça de Vivaldi, Sinfonia in B Minor “Al Santo Sepolcro”.

Para abrilhantar ainda mais o momento, a Orcec convidou o violinista Emmanuele Baldini para atuar como solista no concerto. Aluno de conceituados conservatórios e vencedor de diversos prêmios musicais internacionais, o instrumentista, desde 2005, é spalla da Orquestra Sinfônica de São Paulo (Osesp), tendo sido o membro fundador do Quarteto Osesp, no qual atua como 1º Violino. Baldini possui ainda uma discografia bastante elogiada tanto pelo público quanto pela crítica.

“As Quatro Estações” são reconhecidas ainda por terem, acompanhando cada concerto, um soneto dedicado à sua respectiva estação. Não se sabe ao certo a autoria dos textos, mas acredita-se que o próprio Vivaldi os tenha escrito. Reafirmando a vocação de valorizar sua identidade regional, por sugestão do maestro Arthur Barbosa, a Orcec convidou o poeta Pedro Sampaio para adaptar os sonetos à realidade no Nordeste, e recitá-los em seus respectivos momentos. A convergência de linguagens artísticas promete ser outro ponto alto do Concerto Solidário.

O recital será acompanhado por um prelúdio ao som do cravo de Fernando Cordella.Cravista, docente e pesquisador em música dos séculos XVII e XVIII, Fernando Turconi Cordella é diretor artístico da Confraria Música Antiga StudioClio, da Sociedade Bach Porto Alegre e da Orquestra de Câmara de Carazinho, onde atua como maestro titular. Atua como solista de cravo e baixo continuísta em diversas orquestras, e participa regularmente, desde 2007, como cravista oficial do Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga em Juiz de Fora, MG.

A Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho é uma ação da Associação Artística de Concertos do Ceará, com o apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura. Neste concerto, conta ainda com o apoio do Theatro José de Alencar.



Arthur Barbosa
“A força do sul reside na Sinfonia Brasileira.“

Com este título, o jornal austríaco "Karntner Tageszeitung", abre sua critica musical do dia 24 de maio de 2008, referindo-se ao extremo sucesso e à calorosa acolhida com que foi recebida dita obra em sua estréia européia realizada naquele país. E assim tem sido cada apresentação ou estréia de obras deste compositor, nascido em Fortaleza-CE, tendo residido no Chile, na Argentina e radicado no Rio Grande do Sul desde 1995, que tem se dedicado arduamente à pesquisa das diversas manifestações musicais da América Latina, e incorporado toda esta grande diversidade às suas composições, por isso sua obra acadêmica contém sempre um forte teor e um intencional caráter alusivo à música popular deste continente.

Teve aulas de composição com renomados mestres, inclusive com Hans Koelheuter, mas se considera um autodidata. Suas obras têm sido executadas em mais de dez países incluindo Estados Unidos, Argentina, Suíça, Áustria, Itália e Hungria, por orquestras como Camerata Bern (Suíça), Klagenfurt Symphony Orchestra (Austria), Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Brasil), Orquestra Sinfônica de Mendoza (Argentina), Southern Mississipi Symphony Orchestra (USA), Symphony of the Américas (Flórida-EUA) e Orquestra de Câmara da Ulbra entre outras.

Ocupa o cargo de Compositor em Residência em dois festivais no Brasil, o Festival Música nas Montanhas, desde 2004, e o Festival Música no Pampa, desde 2010. Em novembro de 2005 teve sua obra Sinfonia Brasileira estreada mundialmente nos Estados Unidos e em novembro de 2007 teve outra estréia mundial nos EUA, desta vez com seu Concerto para Violino e Orquestra tendo como solista o violinista argentino Alejandro Drago.

Constam eu seu acervo autoral sinfonias, concertos, musica de câmara diversa, arranjos, trilhas sonoras para espetáculos de dança, teatro e cinema. Foi indicado a vários prêmios no estado do Rio Grande do Sul, 6 indicações somente no prêmio Açorianos e ganhador nos anos de 2005 e 2010, sendo também um dos poucos artistas indicados em três categorias diferentes deste prêmio (teatro, dança e música). Em 2011 seu CD “Concerto Incidental” foi indicado ao 23º Prêmio da Música Brasileira, o maior prêmio do gênero do país.

Desde 2004 vem desenvolvendo extenso trabalho como regente, tendo oportunidade de reger suas próprias obras assim como todo o repertório tradicional em orquestras brasileiras e no exterior, e em 2012 é convidado a assumir o cargo de Diretor Artístico e Regente Titular da Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho, em Fortaleza.





Emmanuele Baldini

Nascido numa família de músicos, Emmanuele Baldini foi aluno da classe de “Virtuositè” de Corrado Romano, no Conservatório de Genebra. Estudou música de câmara com o Trio di Trieste e Franco Rossi, tendo se aperfeiçoado em Berlim e em Salzburgo, com Ruggiero Ricci. Vencedor de diversos concursos internacionais, e deu início à carreira solo após vencer o “Virtuositè” de Genebra, e o 3º prêmio no concurso Lipizer, em Gorizia.

Tanto como solista como em recitais para violino e piano, apresentou-se por toda Itália e pelas principais cidades europeias: Viena (Konzerthaus), Linz (Brucknersaal), Genebra (Victoria Hall), Munique (Gasteig), Berlim, Colônia, Frankfurt, Salzburg, Ljubljana, Bruxelas, Budapeste (Academia Liszt), Luxemburgo, Paris e Copenhague. Também se apresentou nos EUA (Nova York, Miami e Phoenix), Albânia (Tirana), Turquia (Istambul), Argentina (Buenos Aires, Rosário, Mar del Plata, Córdoba), Brasil (São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Salvador, Curitiba), Austrália (Sidney, Melbourne, Adelaide), Chile, além de ter feito quatro longas turnês pelo Japão.

Interpretou os principais concertos do repertório para violino acompanhado das orquestras Wiener Kammerorchester (Mozart), Rundfunk Sinfonieorchester Berlin (Schumann), Orchestre de la Suisse Romande (Schostakovich), Sinfônica do Estado de São Paulo (Beethoven, Schumann, Casella), Flanders Youth Philharmonic Orchestra (Bruch), Sinfônica da Moldávia (Brahms e Mendelssohn), Sinfônica de Trieste (Mozart e Dvorák), Orquestra de Câmara de Mântua (Mozart), entre outras.

Estabeleceu-se como um dos grandes talentos de seu país, tendo sido elogiado pelo Trio di Trieste e por músicos como Claudio Abbado, Riccardo Muti, Daniele Gatti, Aldo Ciccolini, Franco Gulli, Ruggiero Ricci e Franco Rossi.

No repertório camerístico, apresentou-se com Ricardo Castro, Silvia Chiesa, Arnaldo Cohen, Jean-Philippe Collard, Antonio Meneses, Caio Pagano, Luca Ranieri, Lilya Zilberstein.

Sua discografia inclui gravações para os selos Agorà, Algol, Rivoalto e Phoenix, destacando-se o CD Sonatas de Franck e Magnard – muito elogiado pela crítica internacional – Viotti (duetos de violinos e sonatas para violino e violoncelo), Paganini e Tartini (peças virtuosas), Weber e Mendelssohn (sonatas para violino e piano) e Martucci (obras completas para violino e piano) – “Um dos maiores tributos a Martucci”, segundo Giancarlo Cerisola da Classic Voice. Lançamentos futuros incluem o CD Fantasias de Óperas Italianas, para violino e piano, Quintetos Para Piano de Schumann e Dvorák (com o Quarteto Osesp e Ricardo Castro), e, em seis volumes, os três grandes ciclos de Vivaldi: L’Estro Armonico, La Stravaganza e Il Cimento dell’Armonia e dell’Invenzione.

Emmanuele foi spalla da Orquestra do Teatro Comunale de Bolonha, Orquestra de Trieste, Sinfônica da Galícia, tendo colaborado também com a Orquestra do Teatro Allá Scala de Milão. Desde 2005, é spalla da Osesp e fundou o Quarteto Osesp, do qual é o primeiro violino.



Fernando Cordella

Cravista, docente e pesquisador em música dos séculos XVII e XVIII, Fernando Turconi Cordella é diretor artístico da Confraria Música Antiga StudioClio, da Sociedade Bach Porto Alegre e da Orquestra de Câmara de Carazinho, onde atua como maestro titular. É membro fundador dos grupos Capela Strumentale e Concerto Barroco, em Porto Alegre.

Atua como solista de cravo e baixo continuísta em orquestras do Rio Grande do Sul, como Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro, Orquestra de Câmara da ULBRA, Orquestra ESI/Fundarte, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Orquestra Sinfônica da UCS e Orquestra da UNISINOS, sob regência de Roberto Duarte, Lavard Skou-Larsen, Alessandro Sangiorgi, Fredi Gerling, Antônio Carlos Borges-Cunha, Manfredo Schmiedt e Tiago Flores, entre outros.

Em festivais de música, atuou sob a direção de Michaela Comberti (2002), Manfred Kraemer (2003 e 2004) e Luiz Otávio Santos (2005). Em 2008 e 2009, foi solista da integral dos Concertos de Brandenburgo de J.S. Bach. Participa regularmente, desde 2007, como cravista oficial do Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga em Juiz de Fora, MG.

Estudou com as professoras Fabiane Tombini, em sua cidade natal, Carazinho (RS), e Dirce Knijnik, em Porto Alegre. Bacharelou-se em Música (2005) no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Participou de masterclasses de cravo com Marcelo Fagerlande, Marcos Höller, Edmundo Hora e Nicolau de Figueiredo e Robert Hill.



Pedro Sampaio

Natural do município de Caucaia, Ceará, Pedro Sampaio é escritor catalogado no Localizador Cultural / Fortaleza, no capítulo literatura. Autor do livro “Minha Nordestinidade, Abraçando a Poesia”, publicado pelo programa “Cultura da Gente”, do Banco do Nordeste.

Participa das publicações “No Calor da Inspiração (Sesc), com os títulos “Voto Voto Consciente”, “Viva o Folclore Brasileiro” e “Cronologia do Universo Gonzagueano”, este em homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga (1912/2012). Tem participação ainda no livro “Dom Helder, o peregrino da paz”, publicado pela Arquidiocese de Fortaleza, de autoria do Padre Geovane Saraiva e do Professor Cajuaiz. Sampaio possui ainda um livro em fase de revisão, com o título “Pergunta não que cala, resposta que não silencia”, com cerca de 400 páginas, a ser editado pela Premius.

Compositor letrista das músicas “Encontro com Deus”, “A Bússula”, “Luiz Facho de Luz”, “Perfeito Ato de Amor”, “Soneto a Virgem de Fátima” e “A Pancada da Viola”, música vice-campeã do festival da Rádio Universitária FM, emissora da Universidade Federal do Ceará, em 2010. Sampaio é também membro do Grupo Chocalho Ação Poética Hoje, com sonetos publicados em sua edição literária dos 25 anos de fundação.

Radialista, Pedro Sampaio mantém forte atuação no rádio cearense, participando do jornalismo da Rádio Cidade AM 860 e da crônica esportiva. Apresenta os programas “A Praça é da Cidade”, aos sábados, às 22h, e “Gonzagão da Cidade”, aos domingos, das 5h às 8h. Atua ainda como repórter dos programas diários “A hora da Verdade” e “Antenas Rotativas”, com Cid Carvalho.

Com passagem pelas diretorias da Associação Cearense de Imprensa (ACI) e do Comitê de Imprensa da Câmara Municipal de Fortaleza, Pedro Sampaio é membro, há 26 anos, da Comissão das Festas Juninas do Conjunto Ceará, na qual trabalha na produção e apresentação do evento. Sampaio é criador e mantenedor do blog Chega pra Somar (www.chegaprasomarmeupovo.blogspot.com).



Antonio Vivaldi

Nascido em Veneza, na Itália, Antônio Vivaldi (1678/1741) tornou-se sacerdote no início do século 18, e foi apelidado de Padre Vermelho, provavelmente por causa de seu cabelo ruivo. Logo depois, em 1704, foi dispensado das missões na Igreja Católica para que cuidasse de sua saúde, Vivaldi tinha asma, e então retorna a Veneza para se tornar professor de violino em um orfanato para meninas. Logo após sua nomeação, o novo professor caiu no gosto e na estima de suas crianças aprendizes, e Vivaldi compôs para elas a maioria das suas obras.

Mesmo tendo sido reconhecido em vida, Vivaldi caiu no esquecimento logo após sua morte. O grande montante de suas obras foi descoberto em Turim e Gênova no início do século vinte, enterrado em meio a papeladas históricas. As peças ficaram conhecidas por manter uma linha diferente da maioria dos seus compositores contemporâneos, dando ênfase ao ritmo e ao harmônico nas suas melodias.

Além disso, o diferencial de Vivaldi e que foi diretamente responsável pela popularização de sua obra, é que suas composições não eram escritas para que as minorias elitizadas entendessem, a música de Vivaldi era para todos, pois era de fácil compreensão e despojada de muito requinte.

Em toda a sua obra Vivaldi exibe uma extraordinária facilidade de escritura, concretizada por meio de harmonias claras e engenhosas, além da rítmica contagiante. Seu virtuosismo ao violino exerceu enorme influência sobre os compositores que vieram depois dele, ao tempo em que seus concertos de cordas exploram as possibilidades técnicas dos instrumentos com grande engenho e imaginação.

Antônio Vivaldi é responsável direto para que o estilo barroco de música evoluísse num movimento de progresso. Sua obra diz se ter influência direta em muitos compositores românticos, como Johann Sebastian Bach, onde podemos ver essa influência em suas árias. A admiração de Bach fica clara em muitas obras que transcreveu para composições solo.

Não há um registro exato sobre quantas peças foram compostas por Antonio Vivaldi, mas se estima que esse número chegue próximo a 500 concertos, entre óperas, motetos, sinfonias, serenatas, sonatas, árias, cantatas e outras peças de câmara e sacras. A mais conhecida, sem dúvida, é a série “As Quatro Estações”, quatro primeiras peças pertencentes à obra “Opus 8: Il cimento dell’armonia e dell’inventione”, que possui ao todo 12 concertos para violino e orquestra.





Serviço
Orcec apresenta Concerto Solidário
Dia 29/03, às 19h
Palco Principal do Theatro José de Alencar
Regência: Arthur Barbosa
Solista convidado: Emmanuele Baldini
Convidados: Pedro Sampaio e Fernando Cordella
Entrada Franca

Mais informações:
AACC: 85 3252.3378
Roberto César Lima: 85 8828.6405
www.orquestra-ce.org.br
facebook.com/orquestraeleazardecarvalho
twitter.com/Orcec

sábado, 24 de março de 2012

O REINO ENCANTADO DE REI CHICO ENCANTADOR




Um Rei chamado Chico
Simplesmente encantador
Nascido em Maranguape
Pra ser o rei do humor
E na sua escolinha
É o mestre, O Profêssor

Todo Brasil se encanta
Com sua arte do riso
De pé sempre lhe aplaude
No poder do improviso
O povo de Chico City
É pra ele o paraíso

O grande Chico Anísio
Perpetua as imagens
E toda sua grandeza
No mundo dos personagens
É ele o universo
Pra fazer grandes viagens

Lembrar sua Chico City
Prefeito Canavieira
Alfacinha, Alcafone
O taxista Bandeira
Baiano,Bimbim e Biu
Badé,Mangaio da feira

Chico Grande Sensação
Um astro muito esperto
Albino e Azambuja
Também Alberto Roberto
Apolo com sua Ninfa
A tara passando perto.




O Brasil tem um Vampiro
Se chama Bento Carreiro
Mentiroso Pantaleão
É de Terta companheiro
Ele não assusta ninguém
O Vampiro brasileiro

O Boris, Bonfim e Bonfá
São majestosas criações
De Chico com sua arte
Ensinando grandes lições
Bruce Kane,Bronco Billy
Faroestes das emoções

Com o capitão Trovão
Satiriza torturador
Caramuru e Cascata
E Salgado era o Doutor
Rotulo de personagem
Moralista com pudor

Fazendeiro Biliguí
É o pai rico de Popó
O biscateiro Brazuca
E falso global Bozó
Vá bene” o seu Bixiga
E Caetano Codó

Sátira que Chico fez
Ao Sarney do Maranhão
Alfano um diretor
Chegado a tapeação
Bolada e Coalhada
Futebol com emoção

Tem ainda o Bicão
Calheiros e Canarinho
Charlies Westminister
E o Paipai de Castrinho
Cascata e Cascatinha
Como Peixe e Peixinho


Quem lembra caio malufus
Outro político ladrão
Castelinho, Celso Garcia
E ainda Cisso Romão
O milionário Cléofas
O Rei da conversação

Bezerra e Pantoja
Encontro de Coronéis
A hipocrisia da corja
Fingindo amigos fíeis
Chico e o Jô Soares
Merecendo nota dez

Lembrar seu Limoeiro
Um chifrudo Coronel
Dizendo “Isso me ama”
A mulher só o “pitéu”
Sua Maria Tereza
Um monumento,um troféu

Chico Coronel Lidú
Candinho outro Coronel
Que em frases rimadas
Era conversa a granel
Metrificando na tevê
Um eletrônico cordel

Fez Coronel Lindomar
Desastrado Corrimão
Que “melava” toda fuga
Dos parceiros na prisão
Sendo para seu Boneco
Sempre a grande frustração

Tem Delegado Matoso
O corrupto Matosão
Que na sua Chico City
Beneficiava ladrão
Comprando o Delegado
Pra não ficar na prisão


Um guia espiritual
O charlatão Divino
O João Lírio do Amor
Engana como um cretino
Seu assistente Serafim
Pra enganar é ferino

Militante esquerdista
Polêmico Setembrino
Um dia foi Esquerdinha
Subversivo com tino
E ainda Ecoloco
Ativista paladino


Dona Dedé e Hilária
A gaúcha Salomé
Vovó Zefa portuguesa
Linda Neide Taubaté
E a Maria Baiana
Suas Mulheres de fé

O enrrolado Fukida
Atrapalhado Japonês
Que apanhava da língua
Pra falar o português
E quando ficava puto
Espantava qualquer freguês.


Na grande escolinha
Faculdade do Humor
Mestre Genial Raimundo
Era Chico o Professor
Que é pra todo artista
Um manual inspirador

Comemora-se o humor
Dia doze de Abril
Homenagem ao Rei Chico
Patrimônio do Brasil
E tudo que criou
Nosso povo aplaudiu

Em vinte e três de Março
Rei Chico virou saudade
No ano dois mil e doze
E oitenta de idade
Em sessenta de carreira
Se manteve majestade.

E hoje Pedro & Paulo
Apóstolos da poesia
Rendem essa homenagem
Ao Rei Mestre da Alegria
Da poesia fez humor
Do humor fez a magia.

Agora o Chico partiu
Voltou as cinzas,ao pó
Dividiu-se entre o Rio
E Maranguape seu xodó
Nosso humor ficou orfão
E amargo feito jiló.

( Pedro Sampaio )

sexta-feira, 23 de março de 2012

TERROR E MÊDO EM TENTATIVA OUSADA DE ASSALTO




Mais um momento de pânico e desespero tomou conta de parcela da população de Fortaleza, dessa vez na aldeota em pleno corredor financeiro, Avenida Santos Dumont esquina com Av. Desembargador Moreira, Agência do Bradesco, este foi o cenário escolhido por um bando formado por seis bandidos 5 de Fortaleza e um de Maracanaú. Que: pela facilidade oferecida pelo banco em não ter portas giratórias dotadas de detector de metais o que facilitou o acesso e a ação dos marginais que fortemente armados invadiram o local colocando em risco a vida de muitos funcionários e clientes que desesperados temiam ao confronto que foi travado entre bandidos e policiais que enfrentaram a situação e levou a melhor...um bandido, baleado, um preso e outro morto e ainda uma cassada aos outros três que encontram-se foragidos.
A ação eficaz da policia revelou mais uma vez como é importante se dá condições aos homens que garantem a segurança colocando também em risco sua própia vida.
Parabéns ao GATE...RAIO...COTAM grupamentos de elite e de enfrentamento da Policia Militar do Ceará...Fica a expectativa por parte do povo de Fortaleza que a Câmara Municipal através de seus representantes possa fazer valer a lei e que bancos estabelecidos em nossa cidade não visem apenas o lucro e sim que cumpram as leis e que garantam a segurança de seus clientes.

UMA VOZ QUE SE CALA EMUDECENDO UMA CANÇÃO...CÉLIO SANTOS





Uma semana sem Célio Santos...As águas de março chegaram levando Célio para uma outra dimensão. Um homem simples grande intérprete e compositor da música romântica, bregueiro para outros, certo é que o amigo Célio santos deixou uma grande saudade aos amigos que torciam muito por seu sucesso.
As oportunidades não foram muitas, mas Célio santos era possuidor de uma belíssima voz, dono de um talento fantástico para compor letras românticas dentro de uma invejável melodia e sempre com arranjos que davam um toque especial aà sua inspiração, apesar de que além da música "brega" ele também era autor de xotes maravilhosos além de compor marchas carnavalescas e uma delas foi o grande elo entre eu e este cantor digno do nosso aplauso...BLOCO DA PAZ, uma marchinha com uma letra que expressa toda inspiração pacifista deste grande homem e que participou como concorrente do festival BENFOLIA e que acabou sendo trilha sonora das coberturas em jornadas carnavalescas da Rádio Cidade Am 860 que tem como slogan CARNAVAL DA PAZ DA CIDADE AM 860 eao longo desses anos em que tive a responsabilidade de coordenar este trabalho através do jornalismo da emissora que tem comando de flávio Moreira e a direção geral de |Nelson Oliveira. Tivemos sempre a trilha sonora de Célio Santos, graças ao amigo Djair Nogueira da Web Rádio www.notuneldotempo.net que retransmite a cobertura do carnaval e descobriu esta pérola chamado Célio Santos que partiu dia 16 deixando uma saudade danada e que agora está encantando com seu canto lá no céu. esteja em paz e na paz amigo Célio. aqui no chegaprasomarmeupovo deixo registrado meu sentimento de solidariedade a dor da saudade que não toma conta só de sua família, mas sim de todos que tiveram a oportunidade de conviver com ele.

sábado, 10 de março de 2012

SONETOS AS QUATRO ESTAÇÕES EM VERSÃO NORDESTINADAS





SONETO À PRIMAVERA

A PRIMAVERA QUANDO CHEGA NO SERTÃO// TEM O PERFUME DA FULÔ DO MUÇAMBÊ///
A FULÔ BRANCURA NO CAPUCHO DO ALGODÃO/// E O AMARELO OURO, IMPONENTE DO YPÊ///

"AS FULÔ ENFEITA E PERFUMA MOÇA DONZELA/// NO DESEJO QUE VEM DA FULÔ MARACUJÁ///
NORDESTE DE PRIMAVERA PERFUMADA E TÃO BELA///
ONDE A NATUREZA PARA SEMPRE REINARÁ///

TEM FULÔ BOA NOITE E TAMBÉM FULÔ BOM DIA/// A PRIMAVERA NO NORDESTE TEM MAGIA// E O BEIJA FLOR NÃO DÁ VEZ AO CARCARÁ.///

SE MANDACARU NO SERTÃO VAI “FULORANDO”//// AS CABOCLAS EM NAMORO VÃO PENSANDO./// E VÃO SONHANDO COM A “FULOR DO ARAÇÁ////


SONETO AO OUTONO

O OUTONO É SIMPLESMENTE A MISTURA/// DE INVERNO TEMPERADO COM VERÃO/// ORA GELA E ESFRIA A TEMPERATURA/// ORA QUEIMA FEITO LARVA DE VULCÃO///

É A ESPERA PRA CHEGADA DO INVERNO/// ACABANDO DE VEZ COM A ENSOLAÇÃO///
A CHUVA DESTRUINDO TODO INFERNO/// QUANDO MOLHA E DÁ VIDA A PLANTAÇÃO///

O SERTANEJO EM PAZ DORME BOM SONO/// QUANDO SONHA ELE ENCONTRA NO OUTONO//// A ESPERANÇA QUE O VERDE POSSA VOLTAR///

DESFAZENDO A TRISTEZA E O TORMENTO/// AO VER O CÉU SE TRANSFORMAR FICAR CINZENTO/// E O VÉU RASGANDO NUM RELÂMPAGO À CLAREAR///


SONETO AO VERÃO

VERÃO DE SOL ESCALDANTE E INCLEMENTE// QUE FAZ RACHAR E SECAR NOSSO TORRÃO/// E AFUGENTA DE VEZ A NOSSA GENTE/// QUANDO CASTIGA JUDIANDO O SERTÃO///

SE O VERÃO TRÁS PRO POVO A ESTIAGEM///
É DRAMA PARA O POBRE HOMEM NORDESTINO/// MAS PARA O MAR PASSA SER ESTA PAISAGEM/// A IDEAL PRA BRONZEAR NO SOL A PINO///

TODO CALOR QUE VEM DA LUZ DO SOL/// DO ALVORECER ATÉ CHEGAR O ARREBOL/// FAZ AQUECER NO SERTANEJO A ALEGRIA///

DE TODO BOM E FIEL "CABRA DA PESTE"/// QUE AMA E DEFENDE O SEU NORDESTE/// À TODA HORA DIA E NOITE, NOITE E DIA


SONETO AO INVERNO

NO MEU NORDESTE O POVO TODO FESTEJA/// NO DIA EM QUE A CHUVA MOLHA O CHÃO//// TODA A CAATINGA FELIZ SE VERDEJA//// SE ALEGRANDO AO RONCO DE UM TROVÃO///

A ASA BRANCA FELIZ VOLTA PRA CASA/// CANTA ASSUM PRETO E TAMBÉM CANTA CARÃO/// A PASSARADA EM TODA MATA SE EXTRAVASA/// FAZENDO A FESTA NO VERDE DA PLANTAÇÃO///

O INVERNO EM MEU NORDESTE TEM TERNURA/// DO SERTANEJO SE ESBALDANDO NA FARTURA/// TEM O LUAR DO SERTÃO EM SERENATA///

CORREM OS RIOS ALTANEIROS PELA SERRA/// ÁGUA BENTA NOS RIACHOS BANHA A TERRA/// NA BELEZA DA CANÇÃO DE UMA CASCATA///.

( Pedro Sampaio )

MINHA HOMENAGEM A VOCÊ HOMEM DO MAR





SONETO AO HÉROI DO MAR

VAI JANGADEIRO PELO AMOR A TUA JANGADA
NOS VERDES MARES DO CEARÁ TERRA DA LUZ
NAVEGUE E VOLTE PARA OS BRAÇOS DA AMADA
É A TUA CORAGEM PELO O MAR QUE TE CONDUZ

QUANDO PARTES EM MADRUGADAS ENLUARADAS
SEGUE SONHANDO COM UMA RENDOSA PESCARIA
ENFRENTA A FÚRIA DAS MARÉS TÃO REVOLTADAS
E DEPOIS NO ENTARDECER, ANCORAR NA CALMARIA

AGRADECIDO REZA AO BOM JESUS DOS NAVEGANTES
PELO LIVRAMENTO DOS TEMPORAIS ANGUSTIANTES
NA SUA LIDA EM ÁGUAS DOS MARES TÃO BRAVIOS.

QUANDO DORME, REPOUSA E FICA SEMPRE SONHANDO
E AO DESPERTAR ELE SEGUE O RUMO ENFRENTANDO
A SUA VIDA TÃO REPLETA DE LUTAS E DESAFIOS.
( Pedro Sampaio )

quinta-feira, 8 de março de 2012

UM DIA ESPECIAL...PARA MULHER E PRA MIM



Hoje dia internacional da Mulher senti a alegria de participar de dois grandes eventos e sua homenagem, primeiro pela manhã na Escola de Ensino Médio Mariano Martins e a tarde na Escola de Ensino Fundamental Monsenhor Linhares...poemas e sonetos em declamação e dois deles direcionados exatamente as mulheres das escolas citadas e que foram deixados em encarte os quais publicamos aqui em nosso blog:

quarta-feira, 7 de março de 2012

DIA INTERNACIONAL DA MULHER...PORQUE ELAS MERECEM O SEU DIA


CLIQUE NO ENCARTE ACIMA E VEJA AMPLIADO PARA MELHOR LEITURA

Mais um 8 de Março e com ele, as comemorações ao dia internacional dedicado a todas as mulheres, o poema que escreví à elas não poderia ter outro titulo senão: 8 DE MARÇO...o qual estou fazendo postagem para que vocês possam baixarem e repassarem caso queiram...É meu jeito simples de dizer: FELIZ DIA DA MULHER.!!!

FORRÓ ZÉ CARIJÓ...EM NOVO TRABALHO PROMOCIONAL DE DIVULGAÇÃO: " TÁ DO JEITO QUE EU QUERIA "


Mais uma vez vamos agradecer a força de todos os amigos fãs e incentivadores da trajetória desse Sanfoneiro lutador que busca o seu espaço como um dos seguidores entre muitos do Rei Luiz Gonzaga..." TÁ DO JEITO QUE EU QUERIA " é seu segundo trabalho para divulgar sua arte com o intuito de ir aonde o povo está...Daniel Frota fazendo 20 anos de contato com a música a contar quando ainda com nove anos de idade já revelava qual seria o caminho a percorrer, exatamente o caminho pra levar alegria e musicalidade aos apaixonados por forró, xote e baião.
Quem queira contratá-lo para animar sua festa Junina a marca de Daniel o seu: FORRÓ ZÉ CARIJÓ, uma banda integrada por músicos apaixonados pelo que faz,apresenta-se com um repertório para agradar em seu show a público com todos os gostos...para isso é só ligar ( 71) 91073911 e/ou ( 85) 9969-4793 FORRÓ ZÉ CARIJÓ 2012 " TÁ DO JEITO QUE EU QUERIA " Vem dançar com Forró Zé Carijó...

NORDESTE APOTÉOTICO NA APOTEOSE COM GONZAGÃO


Carnaval de 2012 só deu Luiz Gonzaga de Norte a Sul do País, no ano em que se festeja o centenário do Eterno Rei do Baião, Fortaleza deu exemplo na avenida com algumas agremiações homenageando Luiz Gonzaga como fez Bloco Turma do Mamão, Cordão Barão Folia, Escola de samba Unidos do Acaracuzinho e o gigantesco desfile que fez o Maracatu Nação Fortaleza com a Loa que é o que representa o samba enredo pra escola de samba cujo titulo foi: LUIZ GONZAGA REI DO BAIÃO E REI DO MARACATU de Calé Alencar que fez a multidão cantar ao som do batuque do Nação Fortaleza e na Sapucaí no maior espetáculo da terra a Escola de samba Unidos da Tijuca foi a grande campeã com o enredo coroando O Rei do Sertão, o carnavalesco Paulo barros conseguiu não só o titulo de Campeã do carnaval 2012, mas também marcar a história dos grandes carnavais com um desfile antológico...Portanto é Luiz Gonzaga: REI DO BAIÃO, REI DO MARACATU E REI DA SAPUCAÍ, aproveitei o ensejo e registrei minha homenagem a este momento escrevendo o mote NA APOTEOSE DO NORDESTE: " A SAPUCAÍ PAROU / PRA VER REI LUA PASSAR" clique na imagem do encarte e veja as oito estrofes registrando minha saudação a esta conquista do Rei

sexta-feira, 2 de março de 2012

RETOMANDO AS ATIVIDADES BLOGUEIRAS DEPOIS DE MAIS UMAA COBERTURA DO CARNAVAL DE FORTALEZA..CARNAVAL DA PAZ 2012 UM SHOW DA CIDADE AM 860











Mais uma vez a Rádio cidade AM 860 emissora do grupo cidade de comunicação que tem direção geral de Nelson Oliveira através do seu departamento de Jornalismo dirigido pelo melhor Repórter do Nordeste brasileiro Flávio Moreira. Realizou a cobertura do carnavalesca com seu CARNAVAL DA PAZ 2012 " EM RÍTMO DE CENTENÁRIO DO ETERNO REI DO BAIÃO" E outra vez a mim foi confiada a coordenação desse trabalho que vem marcando o rádio cearense e nos consolidando como a emissôra do carnaval de nossa terra.
Montamos uma equipe com profissionais dedicados e comprometidos com o objetivo de fazer o melhor desde a noite de sábado onde os trabalhos foram abertos por mim Pedro sampaio terminando a meia noite e seguido por ROBERTO GOMES até 6 da manhã. depois até a quarta feira de cinzas as 5 da manhã. Nos estudios comunicadores como HELENO LOPES, NONATO DE CARVALHO, TEREZINHA DE JESUS, ELY UCHÔA, CARLOS RÉGIUS, ASSIS PEREIRA, LINO PEDROSA,GERSON DO VALE , FERNANDA GASPARELLY, GERARDO ANÉSIO e EMÍLIA BARBOSA comandaram a alegria e interatividade com os ouvintes até as 16 horas. Quando chegava diáriamente DOMINGOS CAMPOS BELO, ROBERTO GOMES, VALDEVINO COSTA, com a participação do DR. PONTES FILHO, enquanto da Avenida Domingos Olimpio eu e CARLOS OLIVEIRA acompanhavamos cada detalhe em transmissão do desfile das agremiações carnavalescas em todas as suas categorias e conduziamos entrevistas com produtores do carnaval e autoridades de todas as esferas e as informações em tempo real da policia e IJF com VICENTE LIMA, além de um time de repórteres espalhados por todo o estado e em outras regiões a exemplo de OLAVO SALES que foi correspondente no Rio Grande do Sul...RICARDO ARAÚJO, OILDO GALVÃO, GERSON OLIVEIRA repórteres no sertão e litoral. E fazendo uma cobertura especial com flashs ao vivo do CARNAVAL DE CAUCAIA direto da Avenida Litorânea em Icaraí repórter JORGE NORONHA., a sensação da cobertura esteve completa com os comentários de CID CARVALHO, NARCÉLIO LIMAVERDE E VICENTE ALENCAR e ainda a inovação exclusiva na informação em 3 edições do JORNAL DO CARNAVAL com a melhor dupla de noticiaristas do rádio cearense ADRIANO RIBEIRO & JOCASTA PIMENTEL.
Tudo com o suporte técnico de externas de CESAR AUGUSTO e nos estudios cidade ILEUDA SILVA, JORGE FERNANDES, CLÁUDIO RÉGIS,JEIMESON PASCOA E TONY MAZZOLY.. a produção de todos os áudios dos spots de mídias dos parceiros ficaram a cargo de RStúdio na voz marcante de ROGÉRIO LOPES.
Registramos aquio apoio dos parceiros: NEW HARMONY, ÓTICA ESCALA,ESTRUTURAL, A&CIA MÓVEIS, NOGUEIRA VEÍCULOS, MADEREIRA GEOVANE, RÁDIO TAXI CEARÁ,CHURRASCARIA JOÃO FILHO, AMILTONCAR, PREFEITURA MUNICIPAL DE CAUCAIA,CANTINHO DO DIABÉTICO,COURO FINO, SINDITAXI, DR. ARTUR COELHO ADVOCACIA, NOVA REDE, DANIEL CABELEIREIRO,SINDICATO DOS VIGILANTES,ITAFORT, CENTRAL DOS CARTUCHOS,APROSPEC,SINDIGUARDAS, SUPERMERCADOS GG, SOBEM, ESCOLA NOSSA SENHORA DO PERPETUO SOCORRO, MAXTUR, JAMES ALVES SERIGRAFIA,REDE SUPER VAREJO,ARTSPRESENTES, DEPUTADO DANIEL OLIVEIRA,SAGA, RG AVIAMENTOS, MALHAÇÃO MODA PRAIA, ÓTICA EMANUEL, REALCRED, AMBIENTAR, FIC (FORTALEZA INSTALAÇÕES COMERCIAIS ) COLÉGIO ATENEU, ASSOCIAÇÃO DOS CABOS E SOLDADOS, SERGIUS PNEUS, RETIFICA DE CAIXA DE MARCHA O ADÃO, DESCOMPLINK, JR. MOTOS, AZURIUM SOFTWERS, HS BATERIAS, PAÇOCA GSSS, JORNAL BAIRROS NA MÍDIA,PROFESSOR ALEXANDRE DAMASCENO, CHURRASCARIA JÓIA E AUTO ESCOLA NOTA 10. Além dos vereadores que integraram o bloco do carnaval da paz apoiando a cobertura que são eles: ADAIL JR.,ELIANA GOMES, PLÁCIDO FILHO,ALÍPIO RODRIGUES, CASSIMIRO NETO, DR. JOÃO BATISTA, WALTER CAVALCANTE, DR. IRAGUASSU TEXEIRA, DR. ERON MOREIRA, JOSÉ DO CARMO, VITOR VALIM, MARCUS TEXEIRA, FÁRTIMA MELO, LUCIRAM GIRÃO,MARCÍLIO GOMES, JOAQUIM ROCHA e ALBERTO QUEIROZ.
As dicas de saúde num oferecimento do HOSPITAL SÃO CARLOS ficaram outra vez a cargo do Vereador e médico carnavalesco DR IRAGUASSÚ TEXEIRA DO PDT.
A todos os apoiadores, profissionais envolvidos neste trabalho o meu mais afetuoso sentimento de gratidão pelo êxito alcançado e ao mundo de audiência expressado pelo carinho de cada ouvinte que foi a razão maior do nosso trabalho nosso muito obrigado, fizemos o melhor pois houve o empenho de cada um formando a grande familia do carnaval pelas ondas do rádio. O sucesso só foi possivel em virtude de sermos uma equipe pois sozinho não chegamos ao sucesso. meu abraço e com fé em |Deus estaremos em 2013 com mais um CARNAVAL DA PAZ. na CIDADE AM 860

Homenagem as mulheres. 8 de Março - Meu carinho, respeito e admiração a todas as mulhers

Para assistir o vídeo, Clik na imagem do vídeo e se encante com o poema 8 de Março. Poema esse, que é parte integrante do livro " A MINHA NOSDESTINIDADE ABRAÇANDO A POESIA' de minha autoria que em breve será lançado.

Justa homenagem Patativa do Assaré

Para assistir o vídeo . Clik na imagem do vídeo.

Confira Zé Carijó em dois momentos.

é só clikar no play.Radinho 01. Sebastiana - Radinho 2. Pode me levar pra casa ==================================
===================================
 
====================================

Na voz do Cantor e Compositor baiano GILTON DELLA CELLA

 Pedro Sampaio - PERFEITO ATO DE AMOR
=================================================  Pedro Sampaio - SONETO A VIRGEM DE FÁTIMA

Quero um mundo de bem e paz.

Photobucket

Faça sua pesquisa aqui