Chega pra somar e a hora certa.


Photobucket
Photobucket

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

VOTO CONSCIENTE...UM ALERTA EM FORMA DE CORDEL

Está chegado a hora da onça beber água é bom lembrar que gato escaldado tem mêdo de água fría. Mais um cordel fruto do aprendizado adquerido com Poeta Zé Maria de Fortaleza dentro do projeto Ao Gosto Popular do SESC, nasceu então para sua reflexão VOTO CONSCIENTE. bem oportuno para este momento, gostaría muito de ter sua opinião sobre este trabalho, para que possa aperfeiçoar, meu abraço e muito grato por sua atenção e sua visita em nosso chegaprasomar. PARA FACILITAR A LEITURA PODE DÁ 2 CLIQUES EM CADA PÁGINA ASSIM FICA AMPLIADA.






terça-feira, 24 de agosto de 2010

QUINTA COM VERSO E VIOLA..TEM BATUTA NORDESTINA EM RITMO DE CANTORÍA NO TEATRO DO SESC

O Projeto QUINTA COM VERSO E VIOLA realizado no Teatro Emiliano Queiroz do SESC, idealizado e coordenado pelo Clube da Viola através do seu Presidente Orlando Queiroz e uma equipe de abnegados que dão suporte ao evento como Poeta Erasmo Barreira e Arlindo Barreto responsáveis pelos registros áudio-visuais do evento, o vitorioso projeto tem o orgulho de apresentar o inédito show do maravilhoso grupo cearense BATUTA NORDESTINA que podería ser também ser chamado BUTATAN NORDESTINO em virtude de ter verdadeiras "cobras" falando no sentido do talento de cada um dos nomes que formam o BATUTA que preparou o espetáculo adequando seu repertório ao ritmo e estilo das cantorias de viola.
Esta apresentação que acontecerá nesta quinta feira 26 de agosto de 2010, apartir das 20 horas promete encantar o publico presente os ingressos estão a disposição do público bastando contatar através do cel.8606-7670 ( Zé Maria de Fortaleza ) e 9998-0827 ( Orlando Queiroz ) e na bilheteria do Teatro, confira a seguir um pouco da história do fântástico gupo Batuta nordestina em texto retirado do blog do Batuta


Formado

em março de 2007, o grupo musical BATUTA NORDESTINA, reúne entre seus integrantes poetas populares, repentistas, folcloristas, compositores e arte educadores.
São eles:Zé Maria Fortaleza, Tião Simpatia, Rozamato, Jonathan Rogério, Tony Abreu e Marcelo 21.Todos com larga experiência nos mais diversos palcos, seja em festivais, congressos, feiras, teatros, praças públicas, ou eventos de pequeno, médio e grande porte. Os “batutenses” são artistas com trabalhos próprios que resolveram se juntar com objetivo de lutar pelo resgaBATUTA NORDESTINA te, preservação e divulgação de nossas raízes. Um dos pontos primordiais do raio de ação do grupo é o diálogo com o público através da sua musicalidade.

O BATUTA NORDESTINA nos possibilita com seu repertório uma viagem musical pelos ritmos do: Xote, Xaxado, Baião, Maracatu,Toada, Galope, Desafio, Côco, Ciranda, Benditos e Bois. Um verdadeiro painel da cultura nordestina.

O show “No Compasso da Batuta”, que também é título do 1ª CD do grupo, já foi apresentado no Thetro José de Alencar (Semana da Cultura 2010), BNB (Passaré2008), Centro de Convenções (Bienal do Livro 2008), Ginásio Paulo Srasate, Mercado dos Pinhões e no Festival Inernacional de Repentistas e Trovadores em Limoeiro do Norte bem como, nas mais conceituadas casas de shows de Fortaleza, Kukukaia, Churrascaria Costela e outras tantas, levando o público ao delírio

Pode-se, portanto, afirmar que “No Compasso da Batuta”, é um show dinâmico, interativo e descontraído, pois os artistas cantam e tocam ao mesmo tempo, interagindo com o público e entre si o tempo todo, quer seja através das palmas; dos refrões; dos “Contos de Caboclos,” quer seja nos versos em desafio; cada número apresentado, já deixa o mote para o número seguinte, em fim, é um espetáculo com uma linguagem própria, e autêntica, com a “cara e a alma” do POVO NORDESTINO.

domingo, 22 de agosto de 2010

MAIS UM CORDEL.!!! O SEGUNDO, ESPERO QUE SEJA DE UMA SERIE QUE HAVERÁ DE SURGIR





Mês de agosto, dia 22 data em que se comemora o dia do Folclore, tentei escrever mais um cordel dentro do aprendizado que venho adequerindo no curso oficina de cordel no SESC Fortaleza, ministrado pelo poeta escritor jornalista e professor Zé Maria de Fortaleza dentro do Projeto AO GOSTO POPULAR 2010, que reune inumeras atividades e eventos voltados para cultura de nossa gente, inclusive com um festival do qual participaram 5 duplas de poetas ioleiros repentistas em uma noite de sexta feira memorável...o CORDEL abaixo cujo titulo é: VIVA O FOLCLORE BRASILEIRO!!! é mais uma tentativa deste simples aprendiz tentar fazer, possiveis erros fica por conta de falhas inerentes ao ser humano principalmente principiante, porém que buscará sempre externar a humildade de querer aprender.....ATENÇÃO.!!! PARA MELHOR LEITURA CLIQUE NAS IMAGENS DE CAPA E PAGINAS PARA AMPLIÁ-LAS
href="https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEih1l06m5Zb-xguSMeI7oIdhCc6IZSH6_lbaS7Pt083BaHU3bIecCYTu4jyKCvIoSrhk9ryMWz0AXHz6S7MANkBueKPa9BtLxBEdVzF02WFLeOEvfaCubehijcY9rW5jluoi7V74q0VYCY/s1600/Livreto+Folclore.jpg">






terça-feira, 17 de agosto de 2010

QUASE DOIS MILHÕES DE CORAÇÕES,IRMANADOS EM ORAÇÕES.CAMINHANDO COM MARIA







Quase dois milhões de fíeis devotos de Nossa Senhora de Assunção, padroeira de Fortaleza, compareceram a avenida Presidente Castelo Branco (Leste/Oeste) participando do evento religioso dos católicos CAMINHADA COM MARIA 2010, mais uma vez o trajeto foi feito entre o santuário de Nossa Senhora no conjunto Nova Assunção e encerrando na praça da sé com a benção proferida pelo Arcebispo de Fortaleza, Dom José Antonio e a coroação da Padroeira de nossa cidade, acontecendo muitos momentos de emoções em meio a multidão de Idosos, jovens e crianças na caminhada de fé e devoção. Caravanas vindas de comunidades paroquiais de todos os recantos da cidade e do estado proporcionaram uma demostração de força,fé e devoção do povo de Deus cristão católico...Eu como povo a exaltei no soneto abaixo:

CAMINHADA COM MARIA

UMA MULTIDÃO CAMINHANDO
NUMA DEMOSTRAÇÃO DE AMOR
SEMPRE LOUVANDO E CANTANDO
PARA A VIRGEM MÃE DO SALVADOR

SÃO QUASE DOIS MILHÕES...
DE FÍEIS EM SINTONIA
IRMANADOS EM ORAÇÕES
NA CAMINHADA COM MARIA

MARIA É A MÃE DO CÉU
DO CATÓLICO LINDO TROFÉU
NOSSA SENHORA DE ASSUNÇÃO

ELA É UMA INTENSA LUZ
É A MÃE DO BOM JESUS
VERDADE,VIDA E SALVAÇÃO...
( Pedro Sampaio )
























segunda-feira, 16 de agosto de 2010

MEU PRIMEIRO CORDEL








Depois de ingressar no curso/oficina de literatura de cordel, ministrado pelo Mestre Poeta Zé Maria de Fortaleza numa realização do SESC através do seu projeto AO GOSTO POPULAR que acontece durante o mês de agosto, tive a grata surpresa de conhecer as técnicas tão bem ensinadas pelo ministrador poeta professor. Como laboratório desevolvi o trabalho de sala de aula com o tema indigena apartir de entrevista com a também aluna do curso Professôra e liderança indigena do Povo Tabajara que é também escritora e poetisa com trabalho paradidático publicado pelo governo do estado através da secretaria de educação, Professôra Aurilene Gomes da Silva "Auritha" que repassou algumas informações para somar-se as que já conhecia e eís o resultado deste que é o meu primeiro cordel em busca do aperfeiçoamento e aprendizado sempre..GRANDEZA TABAJARA em literatura de Cordel. Cique nas imagens acima para leitura e melhor visualização

Homenagem as mulheres. 8 de Março - Meu carinho, respeito e admiração a todas as mulhers

Para assistir o vídeo, Clik na imagem do vídeo e se encante com o poema 8 de Março. Poema esse, que é parte integrante do livro " A MINHA NOSDESTINIDADE ABRAÇANDO A POESIA' de minha autoria que em breve será lançado.

Justa homenagem Patativa do Assaré

Para assistir o vídeo . Clik na imagem do vídeo.

Confira Zé Carijó em dois momentos.

é só clikar no play.Radinho 01. Sebastiana - Radinho 2. Pode me levar pra casa ==================================
===================================
 
====================================

Na voz do Cantor e Compositor baiano GILTON DELLA CELLA

 Pedro Sampaio - PERFEITO ATO DE AMOR
=================================================  Pedro Sampaio - SONETO A VIRGEM DE FÁTIMA

Quero um mundo de bem e paz.

Photobucket

Faça sua pesquisa aqui