Chega pra somar e a hora certa.


Photobucket
Photobucket

sábado, 31 de julho de 2010

ESTA CANÇÃO É MAIS QUE UMA CANÇÃO DE AMOR..


" UM PIANO QUE SILENCIA UMA VOZ QUE SE CALA"

Dona Iolanda Simões, símbolo de Mulher de fibra de força e de fé, a cearensidade eclodia em seu jeito meigo e atencioso de ser, a forma de como Dona Lalá, como era carinhosamente tratada por sua legião de amigos e parentes que lhe devocionava um amor imenso e intenso, isso como retribuição ao grande amor que vinha do coração de Lalá.
A musicalidade na essência de seu ser, fazia o grande diferencial deste ser humano símbolo também de superação, que depois de reverter um quadro de coma profundo, em que sua sobre vida havia sido desenganada pela medicina e em alguns momentos hove até rumores de óbito. Eís que a magnânima Lalá, resurgia contrariando a ciência e sua persistência, sua resistência e a esperança de muitos, fazia com que: feito uma fênix, ia Lalá dando a volta por cima, para trilhar muitos anos de convívio e fazendo a alegria de todos. Porém sua missão terrena concluiu-se em 29 de Julho de 2010, nós amargamos neste dia o gosto da despedida de uma mulher tão querida, nossa músicalidade está frágilizada e desfalcada dessa maestrina, dessa musicista que em sua fórmula humana trouxe consigo a porção mágica da genialidade, muito própia dos seres escolhido por Deus para que habitasse a terra com a luz dos talentos soberanos,
Dona Iolanda muito contribuiu para nossa arte e colaborou demais com a qualidade do rádio cearense ao participar emprestando sua musicalidade a muitos programas radiofônicos de nossa terra, além de expressar sempre muito amor e consideração a nós radialistas . Queria aqui registrar minha emoção em todos as vezes que Dona Lalá se referia a mim, Pedro Sampaio, com tanta meiguice, com tanto carinho, carinho este que existiu sempre a reciprocidade.Sua despedida se deu em um período em que ela emprestava seu brilho e seu talento ao PROGRAMA CIDADE NA MADRUGADA apresentado por Gerardo Anésio e Emilia Barbosa. mesmo tendo eu, que despertar as três horas e dez minutos em muitas vezes ficava acordado para acompanhava sua participação que acontecia a uma hora da madrugada.
Quero aqui deixar registrado meu carinho, meu amor e minha saudade a este imortal talento com um soneto simples como eu sou, contudo é algo que sai do meu coração, hoje saudoso, soneto este que intitulei: cheia de emoção.



CHEIA DE EMOÇÃO

SONS DE TENOR, BARITONO OU SOPRANO
ELES EMBALAVAM, TODOS OS CORAÇÕES
QUANDO PARTIAM DE TÃO DOCE PIANO
E DE MÁGICOS DEDOS, DE LALÁ SIMÕES

LALÁ NOSSA INCRIVEL,MUSA, MUSICISTA
DONA DE UM TALENTO, ASSIM MAGISTRAL
DO CÉU É HOJE, LALÁ GRANDE ARTISTA
FAZENDO POR LÁ, O SEU MAIOR RECITAL

DONA IOLANDA.! AGORA É SAUDADE
HARMONIA,PAZ,SOM E A LIBERDADE
DE TUDO FOI, A SUA MAIS SÁBIA LIÇÃO

ESTANDO HOJE, JUNTINHO A JESUS
UMA MELODIA, INTENSA E DE LUZ
TOCA LALÁ, CHEIA DE EMOÇÃO...
( Pedro Sampaio )

segunda-feira, 26 de julho de 2010

ORGULHOSO , SEM VAIDADE PORÉM CHEIO DE GRATIDÃO..!!





2º CONGRESSO DE ESCRITORES, POETAS E LEITORES DO CEARÁ, um momento para ficar guardado para sempre em minha memória e em meu coração, iniciou-se em 23 de Julho tendo na abertura a autoridade do Secretário de estado da pasta da Cultura, Professor Auto Filho, seguido do Professor Doutor e imortal da academia cearense de letras Linhares Filho que ministrou palestra sobre José Saramago e ainda na noite de abertura palestra sobre Rachel de Queiroz e sua obra pelo Jornalista e escritor Ex Presidente da A.C.I Zelito Magalhães, os trabalhos seguiram-se no sábado com intensa programação de debates e mesas redondas envolvendo autoridades e seguimentos da sociedade ligados a cultura e literatura. já catalogando idéias e encaminhamentos para elaboração do documento em dez tópicos.
Domingo terceiro e último dia do congresso, hora de entrarem em cena os blogueiros capitaneados por Eliomar de Lima, jornalista e professor neste dia 25 de julho dia consagrado ao escritor, hora de aprovar em plenária o documento em 10 pontos e que ficou aprovado assim para os devidos endereçamentos:

01= Criação da Cesta básica literária de autores cearenses
02= Aprovação através de lei do percentual de 3% do orçamento para cultura
03= implantação de quiosques culturais pelo município ( secultfor)
04= recepção cultural com distribuição de cordeis a turistas ao desembarcar
05= Criação do movimento de poetas e escritores
06= Implantação de oficinas permanentes pelas pastas da cultura
07= Assento aos escritores e poetas independentes no forum de cultura
08= Campanha para chocalho como simbolo do ceará fazendo barulho nos estádios
09= Formação de leitores
10= Destinação do documento resultado do congresso.

Depois deste momento de aprovação em plenário do documento que será concebido apartir dos dez tópicos acima foi a vez de congrassamento com a entrega do DIPLOMA amigos do grupo chocalho a personalidades e entidades como também o anuncio dos dez nomes de pessoas e entidades agraciadas com o TROFÉU DESTAQUE CULTURAL 2010 sequêmciando-se a entrega dos troféus outorgados seguindo a lista alfabética dos dez agraciados:

01= Abraço Literário ( SESC)
02= Airton Monte
03= A.L.A.N.E ( Academia de Letras e Artes do Nordeste )
04= Carlos Augusto Viana
05= Fernanda Quinderé
06= Lúcio Alcântara
07= Lustosa da Costa
08= Pedro Sampaio
09= Rodolfo Spíndola
10= Ubiratan Aguiar

E este momento em que meu nome estava em meio a nomes de personalidades ilustres e grandes contribuintes para o engrandecimento de nossa cultura foi pra mim um motivo de muita alegria e emoção pelo qual elevei a Deus minha gratidão por ele me proporcionar tamanha dádiva, tudo isso devo a ele e a minha familia e amigos.
Aos organizadores do congresso capitaneado pelo Grupo Chocalho através do seu Coordenador Jornalista poeta, escritor e Professor Auriberto Vidal Cavalcante o meu muito obrigado e aos que fizeram com que meu nome fosse lembrado e aprovado para estar nesta lista e receber tão lindo e significante troféu, saibam todos que o guardarei eternamente em meu coração e ficará para sempre em minha memória este momento que me marcou no dia do escritor em 2010, agradeço penhoradamente a familia Rádio Cidade am 860 por toda a força que me é dada em minha trajetória e ao programa Cultura da Gente do Banco do Nordeste do Brasil pela edição do nosso livro MINHA NORFESTINIDADE ABRAÇANDO A POESIA, que abraça neste instante a todos com carinho e gratidão

sábado, 24 de julho de 2010

DUAS DÉCADAS DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLECENTE.


Vinte anos se passaram de implantação do estatuto que chegou para proteger a criança e o adolescente, apontado como um grande instrumento ele chegou cercado de muita expectativa e na visão de uns uma perfeita ferramenta para garantir o futuro tão cantado em verso e prosa de nossas crianças. Para outros um instrumento legal, com alguns pontos falhos e que comprometeria sua eficaz aplicabilidade, passadas duas décadas quais os ganhos reais? até que ponto nossas crianças e jovens adolescentes foram protegidos? será que deveres se equipararam aos direitos? porque as drogas vem arrastando com tanta fúria crianças e adolescentes? a condição de intocável não facilita que eles a luz do dia possam fazer uso de substância que causam dependência química e que lhe são ofertadas facilmente pelo tráfico? além da prevenção não seria ideal que houvesse a repressão ao uso? outrora adolescentes que faziam uso de drogas buscavam esconder o ato do consumo, hoje drogas violentíssimas como crack é consumida a luz do dia e aos olhos da população e das autoridades que não agem .

Em dois sonetos abaixo, nossa expressão de dor e angustia por assistir o crescimento da violência e da proliferação de crianças em situação de moradia de rua e também a letargia de legisladores diante a premente nesCessidade de reformulação do estatuto da criança e adolescente como também o absurdo de ver um código penal caduco que não pune a hediondês de crimes que aterrorizam a nossa sociedade.

VINTE ANOS DO ECA


VINTE ANOS JÁ SE PASSARAM/ DA IMPLANTAÇÃO DO ESTATUTO/ E OS CRIMES SÓ AVANÇARAM/ HOJE O TEMOR É ABSOLUTO/


EM MEIO AO CRIME ORGANIZADO/ APROVEITARAM-SE DA MENOR IDADE/ E O CIDADÃO É O PENALIZADO/ IMPUNE SEGUE A CRIMINALIDADE/


JÁ TÁ NA HORA DE SE REFORMAR/ E A NOSSA REALIDADE ADEQUAR/ O DIREITO DO MENOR ADOLESCENTE/


PRA QUE SE POSSA TER ESPERANÇA/ QUE NO FUTURO NOSSA CRIANÇA/ NÃO SE TRANSFORME EM DELIQUENTE



VIOLÊNCIA LATENTE


VINTE ANOS DE UM ESTATUTO/ DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE/ PARECE QUE ESTAMOS DE LUTO/ E A NOSSA JUVENTUDE DOENTE/


NÃO PROTEGERAM O MENOR/ DO MAIOR MARGINAL DELIQUENTE/ E A SITUAÇÃO FICOU BEM PIOR/ COM A VIOLÊNCIA TÃO LATENTE/


UM ASPECTO É ABOMINÁVEL/ O MENOR SER INIMPUTÁVEL/ PARA A APLICAÇÃO PENAL


BANDIDOS, DISSO VÃO SE VALENDO/ POR TRÁS DO MENOR SE ESCONDENDO/ EM TODA SUA AÇÃO MARGINAL.

(Pedro Sampaio )





quarta-feira, 21 de julho de 2010

2º ENCONTRO NORDESTINO DA COMUNIDADE MC & JG ALGO "MARCANTE" PRA NUNCA SE ESQUECER











"Encontro Marcante !" Começo assim lembrando um programa que eu apresentava na extinta Rádio Comunitária Asa Brasil FM, nas noites de 2ª a 6ª feira de 21 as 22 horas. Dois nomes da nossa música era atração e o suporte de repertório claro, tinha que ser de DJAIR NOGUEIRA e o público é que escolhía os nomes da noite seguinte através de telefonemas.

Este fato foi narrado lembrando de um programa de uma década atrás, para associar o nome de DJAIR NOGUEIRA a mais um ENCONTRO MARCANTE. Desta vez o grande 2º ENCONTRO NORDESTINO da comunidade orkutiana MC & JG/ comunidade música cafona e jovem guarda, um instrumento de site de relacionamento do google, ORKUT, que transformou-se em um verdadeiro super portal de pesquisa musicográfica com elementos adicionais ao cinema, gibís e outras particularidades em se tratando de pesquisa.

O encontro serve para que a virtualidade de amizades se materialize no abraço, no aconchêgo de um sorriso, sendo Fortaleza mais uma vez a sede deste fascinante encontro marcante sob todos os aspectos.O encontro dividiu-se em dois momentos: sábado, dia 17 de julho, os jardins do centenário Theatro José de Alencar foi o local de acolhida aos participantes da comunidade; com o apoio da diretora geral Izabel Gurgel, onde os membros trocaram idéias e confabularam para aprimoramento da comuna virtual.
Dia seguinte, domingo 18, foi a vez do encontro migrar de Fortaleza para o município de Pacatuba, onde SOLON MARQUES um apaixonado pela web rádio notuneldotempo.net , recebeu os membros e convidados da MC & JG em seu bucólico e aconchegante SÍTIO ÁGUIA DE PRATA, que transformou-se em palco de uma festa marcante de confraternização e palco também de apresentações de artistas do povo e de talento exuberante, como Célio Santos e seu sucesso A FALECIDA, um poema músicado conhecido também como tributo a Djair Nogueira, Elano Mendes, Denis Léo, Xáxá, Jevan Siqueira, Paulo Lopez,Glória Dantas e ainda o show de humor de Luan Damasceno e Bené Matheus, tudo sob a regência do maestro José Carlos dos teclados. Sem faltar muita cerva e a feijoada saborosa de D.Lastênia.
Apaixonados por jovem guarda e muitos comunicadores associaram-se aos membros da comunidade de Fortaleza e os visitantes de São Paulo, Campinas e Porto Alegre como Wilton & Edinéia, Ronaldo e Lila e o idealizador e mediador da comunidade RStone. Obrigado Solon Marques e sua esposa D. Neide por abrirem as portas de seu sítio para que pudéssemos sentir tamanha emoção, obrigado a direção da rádio cidade am 860, que mais uma vez apoiou a iniciativa através de sua direção e dos comunicadores como Carlos Frederico,Gerardo Anésio, Dr. Nelson Quesado e Márcio Lopes que tem programas onde sinto a satisfação de participar de alguns e com isso ter dado um singela parcela de contribuição para a divulgação do evento...

Registramos ainda o empenho de Edna que ao lado do Maluco mais que beleza de lucidez beleza pura, Djair e Roberto "Bob" Gomes, Jô Diniz, Jorge e Rosângela, Dênis Léo, no apoio ao ciceronearem os visitantes bem como: OS CHAPAS: Wellington Farias, Alexandre Maia e Arnou Geraldo, com seu apoio através da rádio Assunção/globo 620. Foi realmente um ENCONTRO MARCANTE e eu assim tentei descrevê-lo em texto simples como eu sou no nosso blog http://www.chegaprasomarmeupovo.blogspot.com , texto este que os convido a acessar ou como diz o bbb Pedro Miauuu...dá uma "ispiadinha" grande abraço e se Deus quiser até o terceiro encontro em 2011, Fortaleza os espera.

terça-feira, 20 de julho de 2010

ALEGRIA DE ESTAR ANTENADO...!!!



CLIQUE NAS IMAGENS ACIMA PARA AMPLIÁ-LAS PARA LEITURA


Uma publicação que é um misto de guia de compra e revista informativa de altíssima qualidade em formato inovador com uma linguagem clara do talento e juventude que a cerca. Assim é a revista ANTENADO nascida na terra que nascí Caucaia com distribuição direcionada e em todo o municipio, nos encheu sempre de muito orgulho nas vezes em que tive contato com exemplares em muitas de suas mais de cinquenta edições ao longo de mais de quatro anos, uma publicação que atinge esta marca com todas as difucultades do mercado editorial é sinônimo de garra, persistência e talento.


A edição de número 52 a atual em circulação tem pra mim um gostinho especial, como admirador deste trabalho que é a REVISTA ANTENADO fui surpreendido pelo seu editor acadêmico de Jornalismo em fase conclusiva do curso da FAC faculdade cearense, Robson Crusuer, que nos convidou a conceder-lhe uma entrevista falando um pouco da nossa trajetória como radialista e poeta. E o local não podería ter sido melhor, marcamos e conversamos no Galpão da Cultura no forró concord do grande Varzealegrense Gonçalves, no São João do Tauape que acontece no primeiro domingo de cada mês.


Não sei se sou merecedor de tão belo texto e de espaço tão formidável porém já que ganhei este inesquecível presente cabe-me agora expressar aqui a minha mais profunda gratidão, aos amigos integrantes do grupo editor de Antenado capitaneado por Robson Crusuer o meu mais afetuoso abraço de agradecimento e aos anunciantes da Revista ANTENADO os meus parabéns por fecharem parcería com tão importante elo, entre vocês e os consumidores de seus produtos e serviços. E eu sinto a grande ALEGRIA DE ESTAR ANTENADO

segunda-feira, 12 de julho de 2010

A COPA SEM CRAQUES SEM GRANDES LANCES E SEM EMOÇÃO





A copa do Mundo de 2010 organizada pela fifa e que teve como sede a Africa do Sul a primeira realizada no continente africano e a primeira conquistada pela Espanha e também a primeira copa a ser decidida por duas seleções que nunca haviam conquistado o titulo mundial. A copa de 2010 foi marcada pela alegria de um povo que mostrou ao mundo a animação dos sul- africanos e seu fôlego ao acionarem as ensurdecedoras vuvuzelas e também o jingado dessa gente.
Por outro lado o que sobrou em animação e barulho, faltou em campo, na presença de craques e de jogadas que marcassem a copa com o talento que cercam os gênios do futebol, esses gênios na realidade não foram escassos, foram sim inexistentes e sem eles o charme das grandes jogadas, dos grandes lances que imortalizaram jogadores ao longo das copas realizadas não desembarcaram no continente africano
As participações pívias de seleções tidas como fortes concorrentes ao titulo e suas despedidas em fases iniciais e intermediárias da competição, de forma melancólica a exemplo de: França,Inglaterra, Itália, Brasil e Argentina, depois Alemanha. O que restou ao mundo, foi lembrar um pouco de Gana e da participação festiva dos africanos, como também a expectativa de que os finalistas Holanda x Espanha mostrassem ao mundo uma grande final, porém o que se viu foi um futebol sem arte, sem dribles memoráveis por quase duas horas de bola correndo e na velocidade da bola a força de uma competição medida pela deslealdade de jogadores em faltas violentas e em alguns momentos lances parecidos com confrotos tipo os que que ocorrem em brigas de gangues e com golpes que nessas brigas rotulam de: "voadoras" lembram-se desse lance proporcionado pelo jogador holandês? lembram de pisões espanhóis imitando Felipe Melo? foram vários.
Neste cenário em que também atuou uma arbitragem destrambelhada a exemplo de todas as que atuaram na copa de 2010 prejudicando algumas seleções com erros influenciando diretamente no resultado do jogo. O trio da decisaão ficou quase a ponto de mostrar cartão até pra o torcedor ou pra Rainha da Espanha que estava na tribuna de honra. Era cartão amarelo onde deveria se aplicar o vermelho, amarelo onde não se merecia, um careca maluquete o juíz da final. Porém bem a altura de uma decisão sem grandes artistas e bastante carente do verdadeiro futebol arte, contudo a taça foi para o país que mais investe em futebol com seus clubes milionários e que, com essa conquista deverá inflacionar mais ainda a estádia por lá no universo da bola e mais que nunca será o destino sonhado por jogadores famosos e peladeiros do mundo todo, venceu a força de um toreiro, derrotando um touro alaranjado em uma arena mundial. parabéns Espanha e Espanhóis por elevarem a oito o número de cadeiras do seleto clube de campeões mundias...BRASIL, ITÁLIA, ALEMANHA,URUGUAI, ARGENTINA,INGLATERRA,FRANÇA e neste marco WORLD CUP SOUTH AFRICA 2010 ESPANHA a fúria...ôôôôLÊÊÊÊ...ÔÔÔLÉÉÉÉÉÉ...ÔÔLÉÉÉ...ÉÉÉÉÉÉ CAMPEÃÃÃÃÃÃ.!!!!!

sexta-feira, 9 de julho de 2010

MINHA NORDESTINIDADE ABRAÇANDO A POESIA..."UM LIVRO,UM SONHO UMA REALIZAÇÃO"
















Em se tratando de aceitação por parte das pessoas queridas que adqueriram o nosso livro MINHA NORDESTINIDADE ABRAÇANDO A POESIA e que contato tiveram com ele através de leitura total ou parcial é muito gratificante a resposta de aprovação carinhosa; E tenho respondido a todos quantos indagam sobre o objetivo do livro, qual a mensagem que quis passar através de sua páginas e seu conteúdo, a resposta é uma só: a idéia de amor e orgulho por nossas raízes, orgulho da minha filião, orgulho do meu torrão nordestino, orgulho de amar Fortaleza e o Fortaleza, orgulho do meu do nosso Conjunto Ceará.
No titulo eu desenvolví o Mote É A MINHA NORDESTINIDADE ABRAÇANDO A POESIA e com ele traço uma aquarela falando um pouco de nossa região suas riqueza, suas raízes culturais e nossa gente, na Poesia MINHA FORTALEZA, uma declaração de amor a esta terra maravilhosa a exemplo da declaração de amor ao nosso bairro através da poesia sob o "mote" ÊITA BAIRRO QUE AMAMOS ESTE CONJUNTO CEARÁ, o livro também passa o amor e valorização da família e das sinceras amizades enquanto chama a reflexão de muitas questões preocupantes em alguns sonetos e poesias regionalista como estes objetivos
Depois de um momento iluminado em seu lançamento no Centro Educacional Evandro Aires de Moura o CEEAM no Conjunto Ceará o LIVRO já circulou pelo Teatro Emiliano Queiroz no espetáculo QUINTA COM VERSO E VIOLA, comandado por Orlando Queiroz e retornará no evento da última quinta feira desse mês de Julho foi para o Galpão da Cultura no Forró Concorde do Varzealegrense Gonçalves, passou também a constar para sempre nos anais da Câmara Municipal de Fortaleza, por ter sido objeto de pronunciamento marcante do Vereador da Cultura Paulo Facó e ato continuo o livro ficou exposto no salão branco da nossa Casa Legislativa oportunidade em que que vários vereadores assessores e o público adqueriram exemplares em uma manhã inesquecivel de autógrafos,a distribuiççao e comercialização do MINHA NORDESTINIDADE ABRAÇANDO A POESIA continua ainda diretamente comigo através do cel.(85) 8820-3518 é só ligar que faremos chegar as mãos dos interessados o LIVRO juntamente com o CD que acompanha a publicação e que contém 29 faixas com poesias integrantes do livro para muitas ocasiões festivas , homenagens, motes e sonetos reflexivos. Este cd tem como objetivo servir para presentear, Pais, Mães, Professores, o seu médico, sacerdotes e também para ser integrado a festejos natalinos e de ano novo nesta seleção temática. O preço para que você possa ficar informado é o melhor da estória apenas R$ 20,00 Livro + Cd que pode ser adquerido em contato também pelo email pedrinhosampaio@gmail.com e também despachado para qualquer ponto do país mediante acréscimo do frete ou postagem via correios com o preço em média de envio fica em R$ 14,30 para qualquer ponto do território brasileiro, portanto será uma honra poder fazer com que chegue em vossas mãos o nosso livro o que é motivo para ampliar mais e mais minha gratidão...e meu abraço nordestinado a todos

Homenagem as mulheres. 8 de Março - Meu carinho, respeito e admiração a todas as mulhers

Para assistir o vídeo, Clik na imagem do vídeo e se encante com o poema 8 de Março. Poema esse, que é parte integrante do livro " A MINHA NOSDESTINIDADE ABRAÇANDO A POESIA' de minha autoria que em breve será lançado.

Justa homenagem Patativa do Assaré

Para assistir o vídeo . Clik na imagem do vídeo.

Confira Zé Carijó em dois momentos.

é só clikar no play.Radinho 01. Sebastiana - Radinho 2. Pode me levar pra casa ==================================
===================================
 
====================================

Na voz do Cantor e Compositor baiano GILTON DELLA CELLA

 Pedro Sampaio - PERFEITO ATO DE AMOR
=================================================  Pedro Sampaio - SONETO A VIRGEM DE FÁTIMA

Quero um mundo de bem e paz.

Photobucket

Faça sua pesquisa aqui